Base Nacional Comum. Vamos participar?

base.jpg

Pessoal, sabe aquelas famosas conversas na sala dos professores onde as perguntas que circulam são: Temos um currículo engessado? Eles definem o que temos que ensinar, mas, não vem ver nossa realidade? E por aí vai…
Então, estamos tendo uma oportunidade de mudar este pensamento, mas, para isso temos que agir. O site do BNCC (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio) ficou disponível desde 30/07/2015 à 15 de março de 2016 para consulta pública, mas, se não conseguiu participar, ainda acontecerão eventos estaduais onde os professores podem e devem participar para se fazer ser ouvido e colocar sua opinião.
A nova Base Nacional Comum da Educação Básica (Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) irá guiar nosso conteúdo educacional nos próximos anos e a participação dos professores é de fundamental importância, para colocar posições e temas que podem ser trabalhados e que de repente os analistas do MEC ainda não colocaram em pauta.
Neste quase um ano que o site ficou aberto para a opinião popular foram feitas 12.226.510 (doze milhões duzentos e vinte e seis mil e quinhentos e dez) contribuições, ou seja, tivemos uma participação em massa de opiniões. Se quiser participar dos novos eventos e se fazer ouvir, segue o cronograma:

Abril\2016 – Apresentação da 2ª versão da BNCC
Maio\2016 – Realizar os Seminários Estaduais
Junho\2016 – Apresentar a versão final da BNCC

Uma das características interessantes que podem ser vistas já na nova proposta é a fundamentação da criatividade, da experimentação, da criticidade, da análise sistêmica e da inclusão de tecnologia digital em grande parte dos conteúdos a serem trabalhados, o que pode levar não somente a mudança de conteúdo, mas, também a mudança de método de ensino para conseguir atingir os respectivos temas.

Detalhes sobre a nova BNCC no site
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/interaja?ac=AC_LIN

Por
Emerson Rodrigo Baião
Amanda Nello

Deixe um comentário