Quer unir teoria e prática? Então, veja o projeto Jornal JB

jornal_JB.png

Caros amigos, como estão?

Hoje, gostaria de divulgar um projeto muito legal que aconteceu aqui na ETEC João Belarmino em Amparo – SP.

A Professora Patrícia Martins que leciona Língua Portuguesa junto aos  alunos Enzo Guglielminetti, Gabriel T. Avi Kuroda, Gabriela G. da Silva, Gabriele Moreira Leite, Heloize N. Vicentin, João Pedro D. Borges, Júlia Prado Godoi, Luana de Oliveira, Renan L. dos Santos, Thuany Elisa O. Cruz do 2º ano  Ensino Técnico Integrado ao Médio – (ETIM Informática)  publicaram  o Jornal JB.

O resultado deste trabalho foi primoroso e você pode ver o resultado clicando aqui. Faço questão de divulgar este trabalho

  1. porque foi um trabalho extra classe, ou seja, é um trabalho voluntário e
  2. porque pude perceber o engajamento dos alunos e a felicidade que sentiram quando viram seu trabalho divulgado.

Então, pedi para a Professora Patrícia escrever um post sobre o projeto, pois acredito que um trabalho tão bom quanto este deve ser amplamente divulgado, pois boas práticas educacionais devem estar ao alcance de todos seja docentes ou discentes.

Caros amigos, vale muito a pena tentar um projeto igual na sua escola.

Espero que ajude e que gostem.
Grande Abraço.

Por:
Emerson Rodrigo Baião (Moderador do Blog)
Amanda Nello (Revisão e Web Design)
João Ferreira Neto (Analista de T.I e Redes Sociais)

A busca da teoria na prática. 

A ideia do Jornal na escola me persegue há muito tempo. Desde que comecei a trabalhar com gêneros jornalísticos em sala de aula,  incomodavam-me  a distância entre a teoria e a prática e entre  os temas abordados na mídia  e o cotidiano dos alunos. Queria possibilitar a escrita sobre  inúmeros acontecimentos próximos  à vida dos jovens através da redação de notícias, reportagens, resenhas e artigos de opinião. Além disso,  despertar  a capacidade de pesquisa, interesse por diversos assuntos, autonomia e iniciativa para criar, além é claro, do exercício da redação, afinal, sou professora de Língua Portuguesa e Literatura.  Assim sendo, a proposta não era  avaliar e sim proporcionar vivências no cotidiano dos educandos.

A intenção existia, mas a disposição apareceu  nos alunos  do 2º ETIM- Ensino Médio Integrado ao Técnico de Informática.  Eles se demonstraram dispostos a participar, independentemente  de avaliação e notas. Nesse tipo de projeto,  as relações são mais horizontalizadas e  possibilitam  perceber as potencialidades e compartilhar as tarefas entre todos.  Um  desafio foi  encontrar tempo e disposição para estimulá-los e  orientá-los, entretanto, o resultado das atividades  fazia esse  papel e, finalmente após um  mês de trabalho, conseguimos publicar o Jornal JB- com logotipo  e uma página nas redes sociais.

Estamos ainda na primeira edição e é muito cedo para se avaliar totalmente o  projeto, mas  alguns resultados positivos já foram percebidos, como a participação espontânea e comprometida desses jovens  e o impacto na comunidade escolar. Espero que  consigamos dar continuidade às  atividades com o envolvimento de mais alunos e a possibilidade da   interdisciplinaridade, fator fundamental no mundo educacional . Essas são as buscas!

Patrícia Martins
Professora de Língua Portuguesa e Literatura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s