Instituto Nacional de Tecnologias Educativas e de Formação Docente – INTEF da Espanha oferece cursos 100% GRATUTOS e online

educaLab

Caros amigos, como estão?

Com muito prazer, hoje irei publicar um GUEST POST da minha amiga Cláudia Höher. Ela mora em Córdoba, na Espanha e é professora de Português e é Chief Executive Officer (CEO) da Português via Skype. Seu site é: https://portuguesviaskype.com/

O POST trata de totalmente GRATUITOS oferecidos pelo Instituto Nacional de Tecnologias Educativas e de Formação Docente-INTEF.

Espero que ajude e que gostem.

Grande Abraço.
Por:
Emerson Rodrigo Baião (Moderador do Blog)
Amanda Nello (Revisão e Web Design)
João Ferreira Neto (Analista de T.I e Redes Sociais)

Programa Espanhol Para Formação Docente

O Instituto Nacional de Tecnologias Educativas e de Formação Docente-INTEF, é a unidade do Ministério de Educação, Cultura e Esporte espanhol, responsável pela integração das TIC’s nas etapas educativas não universitárias. Tem como objetivos a elaboração e difusão de materiais curriculares e outros documentos de apoio ao professor e o desenho e realização de programas específicos destinados à atualização científica e didática dos professores, à realização de programas de formação específicos ao âmbito da aplicação em aula das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Confira a lista de que o INTEF disponibiliza totalmente gratuito e de livre acesso aos docentes:

  • Oferecem Moocs muito interessantes e de real e imediata prática, todos os meses podemos encontrar diferentes cursos clicando aqui.
  • Também oferecem os NOOC – nano cursos, com uma estimação de uma a duas horas de trabalho. Podem conhecer mais deste novo tipo de formação clicando aqui.
  • Tem também os cursos SPOOC, que são cursos para que possamos aprender a nosso próprio ritmo, clique aqui e saiba mais.
  • E ainda oferecem uma aplicação para telefones inteligentes com “pílulas formativas”. Todos os cursos são desenhados de acordo ao Marco Comum de Competência Digital Docente e para isso nos oferecem Badges (CERTIFICADOS DIGITAIS). Clique aqui e saiba mais. No educaLAB é possível guardar os Badges obtidos após cada curso. Clique aqui e saiba mais.

Apesar da plataforma ser toda em espanhol e direcionada aos docentes espanhóis, nos dá a opção de fazer os cursos de forma gratuita. Tenho feito vários destes cursos e conseguidos meus Bagdes os quais sao como certificados e que posso validar segundo o Marco Comum de Competência Digital Docente.

Todos os cursos com exceção dos SPOOC, têm tempo de começo e fim, e todos são avaliados no sistema P2P (Peer to Peer), isto é, por pares. Isso significa que você deve somente começar um curso se for terminá-lo, já que o sistema detecta que você se inscreve em vários cursos mas não os realiza). Esta metodologia de avaliação está sendo cada vez mais explorada já que nos permite auto avaliar nosso desempenho e sermos críticos e aprender do trabalho de nossos colegas de curso.

Todos os cursos formam grupos de Facebook e Twitter para dinamizar a interação humana, por isso a importância de fazer um curso do começo ao fim.

Aprender desta nova forma é adaptarmos para as mudanças que vem por aí, por enquanto todos esses cursos são gratuitos e livres para qualquer docente que esteja interessado em realizá-los.

Eu já sou uma #MoocManiaca e você?

Escrito por:
Cláudia Höher

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s