Internet e Redes Sociais. O perigo da informação desinformada e/ou de má fé – A grande importância do professor no papel de orientação

internet

Oi pessoal, como estão?

Este é um tema muito pertinente nos dias atuais devido ao grande fluxo de informação que circula na internet. Onde as principais são: facebook, whats app, linkedin, instagram, etc. Entretanto, muitas pessoas não estão envolvidas com a ética e criam fatos mentirosos ou manipulados que se forem compartilhados começam a tomar tom de verdade.

Isso nas nossas vidas é extremamente complicado, não é?

Agora, imagina na vida de um aluno em formação, que precisa realizar trabalhos e buscam muito a internet como fonte de informação?

Saber filtrar o que se lê e transformar a informação em conhecimento é essencial e por isso, queria neste post indicar a reportagem: Desinformação na era da informação: o compartilhamento de mentiras e boatos na internet escrito por Carolina Cunha, da Novelo Comunicação que explica muito bem este problema contemporâneo e vai além, dá dicas de sites para verificar se a informação recebida ou lida em é verídica ou não.

As dicas são:  Agência Lupa e os sites Aos FatosDetector de Mentiras e o projeto Truco, da Agência Pública.

Boatos populares da internet também são desmentidos por sites como Boatos.org e E-farsas, que identificam fraudes e montagens em mensagens ou notícias.

Caros amigos, leiam e indiquem aos seus alunos a leitura, pois precisamos tomar muito cuidado com as informações recebidas.

Esperamos que ajude e que gostem.
Grande abraço.

Por:
Emerson Rodrigo Baião
Amanda Nello
João Ferreira Neto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s