Redes Sociais tem algum potencial educacional?

rede social
Imagem extraída do site: http://www.publicitariadigital.com.br

Oi pessoal, tudo bem?

Escrevo este post, baseado em uma conversa com um colega professor um pouco avesso a inclusão de tecnologia em sala de aula, principalmente a utilização de alguma rede social como forma de motivação ao aprendizado.

Pensando nisso e para justificar meu ponto de vista, neste post elencarei algumas dicas de como a rede social pode ser útil para o processo ensino/aprendizagem.

Uma observação: Antes de mais nada, é preciso por parte do professor ter conhecimento prévio da ferramenta a ser utilizada para que possa aproveitar o máximo da tecnologia.

  1. A primeira dica, é a que quase todo o jovem faz parte de uma rede social e através dela ele interage com seus amigos trocando ideias e informação. Então, por que não a utilizar na educação?
  2. Nossos alunos trocam através de suas redes sociais muitas notícias Então, utilizar esta boa prática para mantê-los atualizados de assuntos do dia a dia é bem interessante.
  3. Precisa obter dados de um lugar distante, de algum evento que ocorreu longe da sua escola? As redes sociais são grandes aliadas em aproximar pessoas em lugares distantes e saber quase em tempo real o que está acontecendo, inclusive com fotos e/ou vídeos.
  4. Já recebeu adições significativas em um post ou compartilhamento que fez? Estes comentários enriqueceu o tema tratado? Então, utilize isso para criar colaborativamente conteúdos com seus alunos.
  5. Crie grupos online para cada disciplina para que se possa tratar de assuntos específicos com turmas específicas.
  6. Compartilhe o material e peça comentários e dicas ao grupo de alunos.
  7. Use a abuse dos debates virtuais, ele pode ser uma boa ferramenta de avaliação do aprendizado.
  8. Incentive o senso crítico, a tolerância, as opiniões contrárias, o respeito, a igualdade através das redes sociais. É importante fortalecer no aluno que o mundo virtual é uma extensão do mundo real.
  9. Utilize as redes sociais para trabalhar a ética, o respeito aos direitos autorais, a propriedade intelectual, a verificar a veracidade das notícias, a entender que o fato de ser virtual, não significa que pode ser utilizada sem ética e sem comprimisso cívico.

Ao utilizar redes sociais não só o conteúdo da disciplina pode ser ensinado, bem como características que os alunos levarão para sua vida dentro e fora da escola e dentro e fora da internet.

Bem orientada, é uma ótima ferramenta para ser utilizada na educação.

Esperamos que gostem e que ajude.
Obrigado e não esqueça de deixar seu comentário.

Por:
Emerson Rodrigo Baião
Amanda Nello
João Ferreira Neto

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Míriam Rios disse:

    Prezados/as,
    Na minha formação aprendi que qualquer recurso tecnológico/digital pode ser utilizado com fins educacionais. O grande problema é o fato do professor continuar enxergando as Tics como concorrentes à sua prática educativa, ao invés de se apropriar e usá-las como instrumentos pedagógicos, que podem dar suporte ao processo ensino-aprendizagem. Esses recursos podem contribuir para a construção de um ambiente mais rico, dinâmico, de trocas, criativo e motivador da aprendizagem colaborativa entre professores e alunos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Miriam, tudo bem?
      Muito obrigado pela participação e por expressar sua ideia.
      Concordo com seu pensamento e creio que estamos nesse caminho.
      A tecnologia já nos envolveu, não temos como correr disso.
      Não podemos ter medo do novo, o professor como mestre orientador e não detentor do conhecimento, nunca será substituído.
      Grande Abraço.
      Emerson Rodrigo Baião

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s