O que é preciso para ser um Professor Contemporâneo/Digital?

professor moderno
Imagem extraída do site: examtime.com.br

Oi pessoal, tudo bem?

Sei bem que o termo competência cria alguns problemas, principalmente na visão de alguns pensadores mais conservadores ou presos às palavras.

Certa vez quando aluno de mestrado eu disse a palavra competência e pasmem, quase me “mataram”. Mas, acho que visões e filosofias, fazem parte e o importante é o respeito ao pensamento de cada um.

Bom, toco neste assunto, pois, acabei de ler um artigo muito legal no site Examtime e gostaria de compartilhar. Achei muito interessante a publicação, pois ela elenca 10 Competências para um professor moderno. Abaixo, reproduzirei as 10 competências:

  1. Comprometido: É essencial que os professores estejam comprometidos com seu trabalho e com a educação dos jovens. A responsabilidade que está nas mãos de um professor é enorme, por isso deve estar ciente disto e amar sua profissão.
  1. Preparado: A formação acadêmica é outra das competências tradicionais que são exigidas de um professor. Esta exigência está aumentando em uma sociedade cada vez mais preparada e competente. Quanto melhor preparado estiver o professor, o melhor.
  1. Organizado: Uma boa organização do curso e planejamento prévio são fatores-chave para o sucesso. É muito importante que o professor organize um plano de estudos para ensinar adequadamente e elabora-lo para ter tempo de abordar todos os temas plenamente.
  1. Tolerante: Em uma sociedade cada vez mais diversificada e multicultural, é necessário que o professor não tenha preconceitos e trate igualmente a todos os alunos sem mostrar favoritismo.
  1. Aberto para perguntas: A discussão e colaboração em sala de aula são essenciais para incentivar os alunos e implementar novas técnicas de ensino. O professor deve estar aberto a responder às perguntas dos alunos e deve se mostrar colaborativo.
  1. Narrador: Uma das melhores maneiras de ensinar e transmitir ideias é através de histórias. Os melhores professores usam este método em suas aulas durante séculos. Devido à sua eficácia , esta técnica é utilizada hoje, não só pelos professores, mas também por muitos outros profissionais, como especialistas em marketing em suas campanhas.

Novas Competências

É necessário acrescentar outras competências do professor associadas às novas tecnologias ( em azul na imagem ). Com elas os professores passam a  ter competências do professor moderno.

  1. Inovador: O professor moderno deve estar disposto a inovar e experimentar coisas novas , tanto técnicas de ensino e aplicativos educacionais, ferramentas de TIC e dispositivos eletrônicos. O professor moderno deve ser o primeiro a buscar isso e trazer para a sala de aula.
  1. Entusiasta de Novas Tecnologias: O professor moderno deve não só ser inovador, mas também um amante de novas tecnologias. Sejam iPads, projetores ou lousas, os alunos devem antecipar e estar em constante busca de novas TICs para implementar em suas salas de aula.
  1. Sociais: Uma das competências tradicionais da professora é estar aberto a perguntas. O ensino tradicional deve enfatizar esta competência e levar a conversa para as redes sociais para explorar as possibilidades do lado de fora da própria classe. Recomendamos o nosso post sobre “5 Técnicas de Ensino que você não Sabia“.
  1. Geek: No melhor sentido da palavra. Internet é a maior fonte de conhecimento que o homem já construiu, então um professor moderno deve ser uma pessoa curiosa. Alguém que está sempre pesquisando e procurando dados e novas informações que possa usar para desafiar seus alunos. (EXAMTIME, 2016)

Esta matéria, amplia o olhar sobre a atuação do professor e como pensar nisso no século XXI.

Esperamos que gostem e que ajude.
Obrigado e não esqueça de deixar seu comentário.

Por:
Emerson Rodrigo Baião
Amanda Nello
João Ferreira Neto

Fonte: EXAMTIME. 10 Competências do Professor Moderno. Disponível em: <https://www.examtime.com/pt-BR/blog/competencias-do-professor/>. Acesso em: 25 jul 2016

Anúncios

7 comentários Adicione o seu

  1. NaiolaMiranda disse:

    Muito bom !

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi NaiolaMiranda, boa noite.
      Obrigado pela participação.
      att.
      Emerson Rodrigo Baião

      Curtir

  2. Damares Rocha disse:

    Gostei muito do texto, realmente hoje o papel do professor não é só transmitir o conhecimento, mas agregar e interagir com seus alunos, conectando-se ao mundo virtual e real deles.
    Aprimorando e buscando sempre trazer novos conteúdos, fazer com que o aluno questione o status quo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Damares, tudo bem?
      Muito obrigado pela participação e concordo plenamente com sua opinião.
      É importante respeitar todas as opiniões, mas, infelizmente neste caso o professor não entende que o aluno perde, mas, o professor perde mais ainda.
      Att.
      Emerson Rodrigo Baião

      Curtir

  3. Vanusa disse:

    Maravilhoso esse texto! O que percebemos é um onda de violência na escola, drogas, entre outras, se nós professores não utilizarmos algo mais atrativo que possa motivar nossos alunos o interesse no conhecimento. Perdemos toda uma geração para drogas, marginalidade enfim.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Vanusa, boa tarde.
      O enfrentamento a todas estas situações que colocou tem que ser feita e a melhor maneira é nos adequarmos a situação atual e nunca perder o básico, que é o respeito, a felicidade, a busca por uma situação mais justa de viver.
      Obrigado.
      att.
      Emerson Rodrigo Baião

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s