Scratch Brasil ajuda a aprender brincando

scratch

Olá leitores. Como estão?

Alunos do século XXI de acordo com todas as orientações educacionais como LDB, DCNs, UNESCO, etc, precisam ser criativos, críticos, terem pensamento sistêmico, trabalharem em equipe e aceitarem novas ideias. Com esta formação o aluno estará preparado para os desafios do mundo globalizado e tecnológico. Então, o que acha de utilizar uma ferramenta fantástica que possibilita isso?

O Scratch foi idealizado por Mitchel Resnick do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT).

Com o slogan: Criar, Jogar, Discutir, Compartilhar, o Scratch é um software que disponibiliza itens de som e imagem, para desenvolver histórias interativas, jogos e animações, além de compartilhar de maneira online suas criações.

Assista este vídeo de 1:37 min que explica muito bem a filosofia Scratch.

Parece difícil? Mas, não é não.

A comunidade Scratch Brasil disponibiliza GRATUITAMENTE apostilas, tutorias, material didático, além de projetos feitos por usuários do mundo todo. Estes projetos podem ser modificados ou ir além, pois é possível participar de uma rede de colaboração onde em tempo real estes projetos podem ser estendidos, aprimorados, remodelados e com a ajuda de usuários no mundo todo.

scratch2

“Ele foi projetado especialmente para idades entre 8 e 16 anos, mas é usado por pessoas de todas as idades. O Scratch é usado em mais de 150 países, está disponível em mais de 40 idiomas, e é fornecido gratuitamente para os principais sistemas operacionais (Windows, Linux e Mac)” (Scratch, 2016).

O Scratch possibilita aos usuários a oportunidade de desenvolver programas de computadores, criar histórias etc, sem a necessidade de saber uma linguagem de programação, pois basta encaixar blocos como um quebra cabeça e o computador executa os comandos encaixados.

É uma excelente maneira de usar a tecnologia em favor da educação.

Obrigado e não esqueça de deixar seu comentário.

Por:
Emerson Rodrigo Baião
Amanda Nello

Fonte: SCRATCH. Sobre o Scracth. 2016. Disponível em: <https://scratch.mit.edu/about/>. Acesso em: 13 jul 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s