Educação para a cidadania global (UNESCO)

unesco

Caros leitores, como estão?
A UNESCO em setembro de 2015 lançou a primeira publicação sobre Educação para a Cidadania Global (ECG). O foco do documento, são orientações que levam em consideração as “implicações de desenvolvimentos socioeconômicos e tendências emergentes para a educação em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado. ” (UNESCO, 2015). O artigo é sustentado nos pilares de: promover a paz, o bem-estar, a prosperidade e a sustentabilidade.
A publicação intitulada: Educação para a cidadania global: Preparando alunos para os desafios do século XXI, no capítulo Educação para a cidadania global na prática dedica uma sessão exclusiva para tratar sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação como recurso de aproximar alunos da aprendizagem de forma local e remota proporcionando ao aluno conceitos e aprendizagem que promovam ao indivíduo uma inclusão social e a formação do cidadão, baseado na formação do aluno para o século XXI.
Trata-se de uma publicação interessantíssima para professores e também para alunos, pois a UNESCO elenca experiências e resultados sobre o uso de plataforma online de aprendizagem, dentre as quais destacam-se:

• oferecer oportunidades para que educadores vivenciem abordagens pedagógicas criativas e transformadoras, as quais podem replicar em sua própria prática;
• alcançar profissionais distantes e engajá-los em comunidades de aprendizagem colaborativa online;
• colaborar para superar as dificuldades financeiras e logísticas de comparecimento físico em cursos de desenvolvimento profissional e permitir que educadores aprendam em seu próprio ritmo e tempo; e
• expandir o repertório de materiais didáticos de professores por meio do compartilhamento online de planos de aulas, recursos, avaliações etc. (UNESCO, 2015, p. 28).

E a UNESCO também coloca uma atenção especial sobre a utilização de um dispositivo presente no nosso dia a dia e considerado na educação como um objeto digital aprendizagem que é os dispositivos móveis.

“Finalmente, o uso de tecnologias móveis também merece ser mencionado. Atualmente, existem mais de seis bilhões de linhas de telefones celulares em todo o mundo. Em função de seu alcance e funcionalidades em rápida expansão, tecnologias móveis têm um grande potencial para melhorar e facilitar a aprendizagem, particularmente em comunidades com escassas oportunidades educacionais. (UNESCO, 2015, p. 30).”

Para ler a publicação na íntegra, clique aqui. Vale muito a pena ou, se interessar somente pela sessão abordada neste artigo, clique aqui.

Fonte: UNESCO. Educação para a cidadania global: Preparando alunos para os desafios do século XXI. 2015. Brasília-DF.

Disponível em: < http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002343/234311por.pdf&gt;. Acessado em: 01/05/2016.

Por
Emerson Rodrigo Baião
Amanda Nello

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