Lousa Digital

Oi pessoal, vamos falar sobre a lousa digital neste post.
Muitos dizem que a lousa é  uma tela de computador, mas, em um formato gigante e do tipo touch. É até engraçado, mas, pode ser sim a considerar que ela sendo bem empregada pode dinamizar a aula, aumentar a participação do aluno nas atividades e ser um diferencial no conteúdo programado pelo professor quando utilizado os softwares e aplicativos corretos.
Para que a lousa digital seja uma realidade positiva em sala de aula, o professor deve programar muito bem seu conteúdo, entender e aprender seu funcionamento e testar os recurso, além de ter um plano b, caso algum recurso falhe ou mesmo a energia elétrica acabe, pois senão, ao invés de produzir entusiasmo no aluno, pode causar frustração e levar este recurso importantíssimo ser jogado de escanteio.
O professor pode utilizá-la como um computador, para realizar apresentações, entrar em sites, abrir documento etc, mas, precisa tomar o cuidado para não utilizá-la como uma lousa comum, pois se isso ocorrer o aluno entenderá que mudou o meio de transmissão de conteúdo somente e não o jeito.
Desta forma, mesmo que utilizando da forma acima faça com que seus alunos o ajude e participe com você na apresentação e explicação do conteúdo. O professor pode também sair do “modo” tradicional e utilizar jogos e atividades interativas pedindo para os alunos interagirem com a lousa digital, escrevem nela, desenharem, mostrar suas habilidades com a tecnologia seja pelo teclado virtual, a caneta especial ou com seu próprio dedo, mas, o importante é fazer o aluno se sentir parte da aula.
Para não utilizar a lousa como mudança de meio somente, por exemplo, há softwares e aplicativos que tem recurso 3D principalmente aqueles para geografia com mapas gerados por satélites ou para biologia como as aulas que explicam o corpo humano todos com imagens e interatividade bem realistas onde a criatividade é o limite.
Os alunos querem conteúdo da aula dada para estudar em casa? Então, basta gravar/salvar o que foi feito na lousa digital e enviar para os alunos tanto no formato de vídeo, texto entre outros.
Não vamos colocar em cheque as potencialidades da lousa digital. Sabemos que ter a lousa digital somente não basta, mas, é preciso investir na formação continuada do professor com foco no ensino-aprendizagem para que o aprendizado através deste ODA seja efetivo.

Por
Emerson Rodrigo Baião
Amanda Nello

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s