Tecnologia digital, Educação e Método de Ensino

learn-977543_640.jpg

Oi pessoal.
Vamos deixar algumas dicas muito legais de ambientação sobre o tema Tecnologia digital, Educação e Método de Ensino e para isso, elencamos matérias super interessantes e objetivas a respeito dos temas citados.
Hoje a busca está mais fundamentada não na inclusão da tecnologia em sala de aula como um instrumento replicador de conteúdo, mas sim a inclusão como um apoio para o processo ensino – aprendizagem, onde a tecnologia deve ser empregada para ensinar matemática, física, história, português, etc.
Estas dicas de leituras são muito interessantes, pois informa e ao mesmo tempo desmistifica e oferece sugestões de inovação na educação nos dias atuais, tanto para professor quanto para a equipe gestora.
Seria muito interessante realizar a leitura dos temas:

Boas propostas em que tecnologia e crianças se encontram
Trata de uma matéria baseada na reflexão dos alunos que resolveram mostrar à comunidade caminhos para mudar as coisas utilizando a tecnologia através da fotonovela como meio.

Por que ensinar programação na escola?
É uma matéria onde um consultor em tecnologia desmistifica e apresenta soluções que podem ajudar aos professores despertar o raciocínio lógico, análise sistema, criatividade e até trabalho em equipe nos alunos através da programação.
Não se assuste, leia a matéria e verá que com ferramentas como Scratch, Programaê e Code.org a atividade fica fácil e divertida.

• Como a tecnologia empodera os alunos (segundo eles mesmos)
Matéria que traz a relação do aprendizado e do prazer de pode ver o resultado dos alunos entendendo o conteúdo, relacionando e dando significado no que aprendem, e progredindo intelectualmente ao estabelece o que se aprende com o seu dia a dia com o uso da tecnologia.

Como o coordenador pode preparar a equipe docente para usar a tecnologia na sala de aula
Matéria que ilustra um projeto que visa aproximar os professores da tecnologia e a sua inserção em sala de aula sendo esta aproximação iniciada através dos gestores da escola. Uma matéria muito interessante, pois mostra por exemplo que Blogs e redes sociais podem ser grandes ferramentas de diversão e de acesso ao conhecimento.

Três exemplos de como a Educação tem sido repensada no mundo, Sua escola está no mapa de inovação e criatividade do MEC?
Matéria que traça um breve histórico de grandes atividades com o uso da tecnologia que dão certo em sala de aula em diferentes países e aborda sobre a incessante busca pela Inovação na Educação para atender os alunos conhecidos como “alunos da era digital”. Uma matéria leve e reflexiva sobre as práticas pedagógicas atuais.

Quatro mitos sobre tecnologia e Educação que devem acabar em 2016.
Esta matéria foca na desconfiança do professor com o uso da tecnologia em sala de aula e é então apresentado 04 mitos e apresentado 04 propostas simples do uso da tecnologia em sala de aula.

Todo este conteúdo está disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/.
Boa leitura.

Por
Emerson Rodrigo Baião
Amanda Nello

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s