Bibliotecas Digitais

ttronslien-9913.jpg

Oi pessoal.
Nesta nossa postagem, vamos falar um pouco sobre as bibliotecas digitais. Trata-se de grandes repositórios on line que nos ajudam em nossas pesquisas acadêmicas onde podemos ter a certeza que a fonte de informação é de precisão e de grande idoneidade.
Muitos, ainda são contra este avanço da tecnologia, mas, ela não veio a se opor a biblioteca física, mas sim a compô-la, haja vista que em pleno 2016 as bibliotecas ainda estão com grande procura pelos alunos universitários.
Como em qualquer área, até em biblioteca digital precisamos ter cuidado ao pesquisar sobre artigos, dissertações e teses e por isso, iremos elencar sites confiáveis para nossas buscas acadêmicas.

Biblioteca Digital da Unicamp
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/
Nesta Biblioteca é possível filtrar a busca por: dissertações e teses as quais foram autorizadas para divulgação on line de trabalho de conclusão de curso, trabalhos expostos em eventos, hemeroteca (coleções de jornais, revistas, periódicos e obras em série), revistas eletrônicas, Produção técnico científica Digital e Materiais especiais.

Biblioteca Nacional Digital
https://bndigital.bn.br/
A Biblioteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional, busca preservar a memória documental brasileira, através da digitalização de documentos nacionais. Lançada em 2006 e com parcerias nacionais e internacionais busca preservar a memória brasileira na forma digital e traz periódicos, artigos, dossiês e uma hemeroteca digital que ajuda a contar e a preservar a história cultural nacional.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – Ibict
http://bdtd.ibict.br/vufind/
A BDTD foi desenvolvida e é mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) no âmbito do Programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB), tendo o apoio da Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP), Foi lançada oficialmente em 2002 e reúne teses e dissertações de mais de 120 Instituições nacionais e atualmente conta com 97,001 Teses e 261,481 Dissertações tanto das instituições brasileiras quanto de teses e dissertações de brasileiros defendidas no exterior. Ter um trabalho publicado na BDTD o torna visível para pesquisadores no Brasil e no Mundo.

Biblioteca Digital de Teses e dissertações UNESP
http://unesp.br/portal#!/cgb/bibliotecas-digitais/cthedra-biblioteca-digital-teses/
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações oferece acesso ao conteúdo completo das teses e dissertações defendidas na Unesp as quais foram autorizadas para divulgação on line. Sendo uma ótima fonte de informações nas mais variadas áreas do conhecimento.

Biblioteca Digital de Teses e dissertações USP
http://www.teses.usp.br/
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP oferece acesso ao conteúdo completo das teses e dissertações defendidas naquela instituição as quais foram autorizadas para divulgação on line. É possível encontrar dentro do site da biblioteca digital um link para a biblioteca digital de obras raras, especiais e documentação histórica da USP.

Esperamos que estas dicas de sites acadêmicos façam a diferença no seu dia a dia. Tudo totalmente gratuito e materiais de excelente qualidade. Se tiverem mais dicas, nos informem e vamos aumentar nossa lista…

Por
Emerson Rodrigo Baião
Amanda Nello

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s